Boa noite galera, agora vamos abordar um tema muito ligado ao nosso dia-a-dia como produtores de eventos. Segue uma matéria relacionando os impactos gerados por um evento. Vamos pensar verde!!!
Os impactos socioambientais gerados por congressos, feiras de negócios e exposições deve começar a fazer parte das preocupações da sociedade para termos cidades com melhor qualidade de vida. O Brasil ocupa a 7ª posição no ranking entre os dez países que mais recebem eventos no mundo, com 207 mil, de acordo com dados de 2007 da ICCA (International Congress and Convention Association). Apenas na capital paulista, segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, são 90 mil por ano, praticamente um a cada 6 minutos, gerando benefícios para a cidade, mas também, muitos problemas ambientais, sociais e de saúde para seus freqüentadores.
Redução do impacto negativo no meio ambiente e à sociedade, aumento da qualidade e conforto ambiental para os ocupantes e freqüentadores, custos operacionais menores são alguns dos benefícios que a prática de sustentabilidade socioambiental pode agregar aos eventos.
Comparando-os a edificações convencionais, percebe-se que o impacto que provocam ao meio ambiente e à comunidade do seu entorno é semelhante, com o agravante de que possuem descarte maior de materiais em função de sua curta duração e rápido desmonte. Dessa maneira, fica evidente que o controle sob construção, demolição e reforma, o correto tratamento de resíduos, a racionalização do uso da água, eficiência energética, qualidade do ar e conforto ambiental interno, responsabilidade social da empresa organizadora e montadora, neutralização de carbono gerado podem atenuar os problemas provocados ao meio ambiente.
Comentário:
Há muito ainda por considerar na aplicação do conceito de sustentabilidade aos eventos. Mas sente-se alguma evolução. Falta continuar a pensar verde, sempre, e ter ao dispor as ferramentas e serviços especializados que facilitem este comportamento.
Por Rafaela Queiroz
Realmente temos que pensar verde, as industrias atualmente estão prejudicando MUITO o meio-ambiente, mas ainda temos o apoio de outras empresas sem fins financeiros para ajudar o nosso planeta
ResponderExcluir