Nome: Domingos Dias da Silva Conhecido como: Seu Domingos Nascido em: 06 de outubro de 1909 Natural de: Treviso/Itália |
Domingos Dias Silva, o “Seu Domingos”, filho de imigrantes italianos, nasceu em 06 de outubro de 1909, na cidade de Treviso, na região de Veneto, nordeste da Itália. Em 1929 mudou para Belo Horizonte e fundou a São Domingos. Era na Sorveteria que podia ser sempre visto conversando com os clientes, geralmente em roupas brancas, quase que um uniforme.
Casou-se com a Sra. Marília Montenegro, com quem teve 4 filhos, todos envolvidos com a Sorveteria São Domingos até os dias atuais. Dona Marília foi sua companheira e seu braço direito, auxiliando-o em todas as decisões empresa.
Um dos fatos importantes na vida do Seu Domingos, foi a condecoração (in memorian) como Comendador, em 03 de setembro de 2003. Na mesma data, sua esposa Marília também foi condecorada Dama Comendadora.
Um dos fatos importantes na vida do Seu Domingos, foi a condecoração (in memorian) como Comendador, em 03 de setembro de 2003. Na mesma data, sua esposa Marília também foi condecorada Dama Comendadora.
Até hoje a empresa traz os preceitos do grande exemplo que foi o Seu Domingos.
“Não tem quem more em Belo Horizonte e que não conheça a São Domingos”
Nós temos orgulho de ser a mais antiga e tradicional sorveteria em funcionamento de Belo Horizonte e a pioneira a oferecer sabores exóticos.
Nós temos orgulho de ser a mais antiga e tradicional sorveteria em funcionamento de Belo Horizonte e a pioneira a oferecer sabores exóticos.
A nossa história se entrelaça com a da cidade Em 1929, o Seu Domingos , começou seu negócio na cidade de Oliveira/MG. Pouco tempo depois, mudou-se para Belo Horizonte onde, na tradicional Rua da Bahia, abriu a primeira loja na cidade. Em 1934 a loja passou a funcionar no local atual, esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Santa Rita Durão, no bairro Funcionários, também conhecido como Savassi. Uma curiosidade é que, naquela época, a avenida chamava-se Paraúna e somente mudou para o nome atual em 1938, através de um decreto. Alguns anos depois, devido aos acontecimentos políticos envolvendo o presidente Getúlio Vargas, ela voltou a se chamar Paraúna para, logo depois, ter seu nome alterado novamente para o atual. Desde aquela época, muitas pessoas já se sentaram nos famosos banquinhos da São Domingos, entre eles muitas personalidades ilustres, artistas famosos e políticos, todos ávidos por saborear os sorvetes artesanais do “Seu Domingos”. Com a morte do Seu Domingos, em 1979, seus filhos passaram a administrar o negócio, porém mantendo as tradicionais receitas, com frutas naturais. Falando nelas, outra curiosidade é que o leite e grande parte das frutas usadas na composição dos sorvetes, vêm da fazenda da família, onde é proibido o uso de agrotóxicos, em Belo Vale/MG. |
Caminhando para um século O sucesso da São Domingos atravessa gerações. Há pais e avós que tomavam nossos sorvetes quando crianças e hoje trazem seus descendentes. Esse ciclo está caminhando para um século. Fazem parte da memória dos nossos clientes os mosaicos nas paredes internas e externas da loja com imagens de frutas, um pingüim e um urso, além dos sabores dentro do mapa do Brasil. Tem também os banquinhos do lado de fora, que completam o ar de cidade interiorana. Octogenária antenada! Completou 80 anos em 2009 e mostra que é uma octogenária antenada nas ondas do momento. Focando em ações na Internet, lançou seu Twitter, Blog, Orkut, Facebook, Álbum de Fotos no Flickr e vídeos no Youtube. E vem muito mais por aí: Domingos Montenegro filho do Fundador, o Seu Domingos (in memoriam), conta que o objetivo da presença da Sorveteria na Internet é mostrar a história da sorveteria e a qualidade de seus produtos, além de interagir ainda mais com seus clientes. “Buscamos as ferramentas mais difundidas no meio on-line para que possamos oferecer vários mecanismos de comunicação com nossos clientes. Quem acessar o site vai conferir tudo sobre a São Domingos e ainda poderá facilmente interagir conosco”, comenta o proprietário. |
Agora que você já sabe um pouco mais da nossa história, venha experimentar nossos sabores!
Postado Por: Deise Ribeiro, Fabiana Dias, Mayara Magalhães e Rafaela Queiroz
Nenhum comentário:
Postar um comentário