quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Sorveteria São Domingos


Nome: Domingos Dias da Silva
Conhecido como: Seu Domingos
Nascido em: 06 de outubro de 1909
Natural de: Treviso/Itália

      Domingos Dias Silva, o “Seu Domingos”, filho de imigrantes italianos, nasceu em 06 de outubro de 1909, na cidade de Treviso, na região de Veneto, nordeste da Itália. Em 1929 mudou para Belo Horizonte e fundou a São Domingos. Era na Sorveteria que podia ser sempre visto conversando com os clientes, geralmente em roupas brancas, quase que um uniforme.
Casou-se com a Sra. Marília Montenegro, com quem teve 4 filhos, todos envolvidos com a Sorveteria São Domingos até os dias atuais. Dona Marília foi sua companheira e seu braço direito, auxiliando-o em todas as decisões empresa.

Um dos fatos importantes na vida do Seu Domingos, foi a condecoração (in memorian) como Comendador, em 03 de setembro de 2003. Na mesma data, sua esposa Marília também foi condecorada Dama Comendadora.
Até hoje a empresa traz os preceitos do grande exemplo que foi o Seu Domingos.
“Não tem quem more em Belo Horizonte e que não conheça a São Domingos”

Nós temos orgulho de ser a mais antiga e tradicional sorveteria em funcionamento de Belo Horizonte e a pioneira a oferecer sabores exóticos.
A nossa história se entrelaça com a da cidade

Em 1929, o Seu Domingos , começou seu negócio na cidade de Oliveira/MG. Pouco tempo depois, mudou-se para Belo Horizonte onde, na tradicional Rua da Bahia, abriu a primeira loja na cidade.

Em 1934 a loja passou a funcionar no local atual, esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Santa Rita Durão, no bairro Funcionários, também conhecido como Savassi. Uma curiosidade é que, naquela época, a avenida chamava-se Paraúna e somente mudou para o nome atual em 1938, através de um decreto. Alguns anos depois, devido aos acontecimentos políticos envolvendo o presidente Getúlio Vargas, ela voltou a se chamar Paraúna para, logo depois, ter seu nome alterado novamente para o atual.

Desde aquela época, muitas pessoas já se sentaram nos famosos banquinhos da São Domingos, entre eles muitas personalidades ilustres, artistas famosos e políticos, todos ávidos por saborear os sorvetes artesanais do “Seu Domingos”.

Com a morte do Seu Domingos, em 1979, seus filhos passaram a administrar o negócio, porém mantendo as tradicionais receitas, com frutas naturais. Falando nelas, outra curiosidade é que o leite e grande parte das frutas usadas na composição dos sorvetes, vêm da fazenda da família, onde é proibido o uso de agrotóxicos, em Belo Vale/MG.




Caminhando para um século

O sucesso da São Domingos atravessa gerações. Há pais e avós que tomavam nossos sorvetes quando crianças e hoje trazem seus descendentes. Esse ciclo está caminhando para um século.

Fazem parte da memória dos nossos clientes os mosaicos nas paredes internas e externas da loja com imagens de frutas, um pingüim e um urso, além dos sabores dentro do mapa do Brasil. Tem também os banquinhos do lado de fora, que completam o ar de cidade interiorana.

Octogenária antenada!

   Completou 80 anos em 2009 e mostra que é uma octogenária antenada nas ondas do momento.
Focando em ações na Internet, lançou seu Twitter, Blog, Orkut, Facebook, Álbum de Fotos no Flickr e vídeos no Youtube. E vem muito mais por aí:

   Domingos Montenegro filho do Fundador, o Seu Domingos (in memoriam), conta que o objetivo da presença da Sorveteria na Internet é mostrar a história da sorveteria e a qualidade de seus produtos, além de interagir ainda mais com seus clientes. “Buscamos as ferramentas mais difundidas no meio on-line para que possamos oferecer vários mecanismos de comunicação com nossos clientes. Quem acessar o site vai conferir tudo sobre a São Domingos e ainda poderá facilmente interagir conosco”, comenta o proprietário.
Agora que você já sabe um pouco mais da nossa história, venha experimentar nossos sabores!


Postado Por: Deise Ribeiro, Fabiana Dias, Mayara Magalhães e Rafaela Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário