quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Octogenária antenada: Sorveteria São Domingos.


Empresa: Sorveteria São Domingos “Desde 1929”


Produto: Sorvetes 100% artesanal, mais de 260 sabores, entre eles, vários de frutas exóticas e raras. Temos sorvete de frutas à base de água, sorvete a base de leite são muito nutritivos e saborosos, soverte diet e é claro a deliciosa casquinha.

 Mercado: A empresa Soverteria São Domingos tem uma ótima localização é uma empresa grande. Todos os seus produtos são feitos com qualidade, carinho, as frutas são bem selecionadas é cultivada na fazenda da família, onde é proibido o uso de agrotóxicos.

 Demanda: A época melhor de se vender o produto é no verão, a sorveteria fica super cheia. No inverno a intensidade das pessoas para tomar sorvete é grande, pois o sorvete fica muito mais saboroso.

 Publico alvo: Crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Estratégias: A empresa  está sempre renovando seus deliciosos sabores de sorvete, inovação total. O motivo é que às vezes é muito difícil conseguirmos uma fruta que não está na estação e que nosso cardápio esta sempre em mudança: ele é adaptado também às estações do ano, como verão, quando os sorvetes de fruta, mais refrescante, é mais procurado, e inverno, quando sorvetes mais calóricos é a pedida do público.

Posicionamento: A sorveteria fica em um ótimo ponto estratégico, na região da Savassi por onde se passa uma grande demanda de jovens, adolescentes. Neste local a empresa criou sua marca, criou um valor super importante no mercado, que por sinal é super famosa e com produtos de ótima qualidade, que satisfaz cada cliente que saboreia o delicioso sorvete.


Cenário anterior da empresa antes da implementação das estratégias de marketing:


      A sorveteria São Domingos antes da implementação das redes sociais, era só mais uma sorveteria tradicional de um bairro tradicional em Belo Horizonte. Hoje além de tradicional é também super moderna, cativa  novos clientes e tem um retorno muito bacana dos antigos e fieis freqüentadores. Por exemplo, após a criação de redes sociais como facebook, flickr e twitter: Muitos clientes mandaram tweets e mensagens sugerindo o aumento do pote. Eles ja estudavam isso, mas com o que percebemos as redes sociais aceleram os processos, e são consideradas grandes aliadas na conquista de novos clientes e na busca de informações de mercado. Com as possibilidades de segmentação que as redes proporcionam, torna-se mais fácil saber o que o público-alvo deseja e assim lançar novos produtos  serviços e promoções. E isso ajuda a disseminar e fixar a marca.


Descrição do trabalho desenvolvido através de redes sociais:

    Flickr: mostra fotos da fazenda.
     
    Site: tem uma pagina de clientes, onde você pode colocar seu depoimento e fotos. Além da História completa da sorveteria.

   Twitter: São mensagens curtas, de 140 caracteres, mas que informam muito. Divulgação dos sorvetes da época e comentários.

   Facebook: Tem um perfil, um grupo e uma página. Onde se passa tudo o que está acontecendo na empresa.

   Blogger: Em nosso blog você fica por dentro de histórias, curiosidades, sabores temporais, novidades e muito mais! Aproveite e "assine o nosso RSS" e receba nossas atualizações. Em tempo: as últimas entradas do Blog você também vê na capa do site.

  You Tube: Em nosso canal no Youtube você poderá ver nossos vídeos e comentá-los!

  Orkut: A rede social mais difundida no Brasil! Estamos lá também, através da nossa comunidade oficial e do nosso perfil.

 Cenário posterior à aplicação de estratégias de marketing para melhoria do posicionamento da empresa.

     Através das redes sociais, a empresa mostra a história da sorveteria e a qualidade de seus produtos, além de interagir ainda mais com seus clientes. Buscam as ferramentas mais difundidas no meio on-line para que possam oferecer vários mecanismos de comunicação com seus clientes. Quem acessar o site  confere tudo sobre a São Domingos e ainda pode interagir facilmente.
     Toda a estratégia de mídias sociais foi criada em ambientes gratuitos, onde há uma presença maior de usuários, favorecendo a interação cliente-empresa, reduzindo os investimentos em mídia.
     A empresa utiliza as seguintes redes sociais:  Twitter- Comunidade no Orkut -FlickrYoutube Blog.
   O uso das mídias sociais na empresa permitiu a expansão do mercado, melhorou o  relacionamento com os clientes e fornecedores e redução de custos, sem falar nas campanhas de marketing e promoções feitas através dessas redes. O sucesso foi nítido, favoreceu os dois lados e a cada dia consolida mais a marca da empresa, fazendo seu nome aparecer cada vez mais.

Mídia Social não é uma moda passageira, mas sim uma mudança radical na forma de comunicação mundial.



 Postado Por: Deise Ribeiro, Fabiana Dias, Mayara Magalhães e Rafaela Queiroz


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