domingo, 31 de outubro de 2010

A gastronomia entra na onda da sustentabilidade...

 A NEUTRALIZAÇÃO DE CO2 JÁ ESTÁ NO CARDÁPIO.





Fazer a gestão ambiental da atividade de uma organização não é tarefa ligada apenas à setores industriais. Neutralizar CO2, utilizar alimentos seguros, reduzir a produção de lixo, racionalizar a energia elétrica são atitudes que toda organização pode e deve tomar para mitigar os efeitos que sua atividade produz ao meio-ambiente. Alguns restaurantes já começaram.

A utilização de lixo biodegradável como fertilizante foi a forma que um restaurante nova-iorquino, encontrou de dar a sua parcela de contribuição para o meio-ambiente. Eles compram ingredientes de uma fazenda próxima ao estabelecimento e retornam a fazenda o material orgânico decomposto, que é utilizado como fertilizante para a produção dos alimentos.

Aqui no Brasil, a filial de uma rede de churrascarias, localizada em Brasília, está plantando 2533 mudas de árvores no cerrado, para neutralizar a emissão de 507 toneladas de carbono e outros gases responsáveis pelo efeito estufa gerados por suas atividades em 2007.

No Brasil ainda são poucas as organizações que estão preocupadas com o meio-ambiente e a neutralização de CO2, por isso é necessário que haja incentivo do governo e da população em projetos de gestão ambiental.

Toda e qualquer iniciativa de combate ao aquecimento global é válida, afinal a ação do efeito estufa pode ser vista no mundo todo. É preciso conscientizar e tomar ações a fim de evitar danos maiores. 


Postado por Fabiana Ap. Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário