terça-feira, 30 de novembro de 2010

Empresas, entrem na onda dos papa-pilhas

A sua empresa quer colaborar para que o descarte de pilhas e baterias seja feito de maneira ecologicamente correta? Peça ajuda ao programa Papa-pilhas, do Real. Ele foi criado no final de 2006, quando o banco colocou 155 pontos de coleta em agências das cidades de São Paulo, Campinas e João Pessoa. Os resíduos passaram então a ser recolhidos e encaminhados para a Suzaquim, única empresa licenciada no país para realizar esse trabalho de reciclagem, com sede na cidade de Suzano, interior de São Paulo. De lá para cá, o Papa-pilhas cresceu. Hoje, são 1018 pontos de coleta em todos os 27 estados brasileiros e mais de 102 toneladas de resíduos coletados - nos estados de São Paulo e Pernambuco, 100% das agências do banco participam do programa. A meta é chegar a 9 000 papa-pilhas em 2010 - desses, 4 600 estarão instalados em escolas.
O programa deu tão certo e chamou tanta atenção de órgãos públicos e empresas que, em julho deste ano, o Real decidiu transformá-lo num "serviço" e oferecê-lo ao mercado. O banco vendeu recentemente, por exemplo, o programa para a operadora TIM, que deve ter até o final do ano, 712 postos de coleta nas suas lojas no Rio de Janeiro. Segundo Victor Hugo Kamphorst, consultor socioambiental do Real, o banco está negociando a expansão do Papa-pilhas para outras empresas.
Como usei o verbo "vender", vou deixar uma coisa clara: o Real não está lucrando com o Papa-pilhas, mas cobrando um valor x da TIM para bancar os custos do programa. Entre eles, o logístico, que é mais pesado e representa 60% do total. Só para o banco, o Papa-pilhas custa, por ano, cinco milhões de reais.
Importante: pilhas e baterias são resíduos "classe 1", ou seja, considerados extremamente perigosos por apresentarem riscos à saúde humana e ao meio ambiente. A Suzaquim usa as pilhas e as baterias para produzir óxidos e sais metálicos que são vendidos para a indústria de tintas. Do processo de reciclagem sobra ainda uma borra, que é vendida às cimenteiras. Vamos lá empresas … juntem-se ao Real e à Tim e espalhem papa-pilhas por aí …

Fonte:Portal Exame

Postado por: Deise Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário