quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Redes Sociais

 Assista ao vídeo, e fique por dentro do mundo das redes sociais:

http://tinyurl.com/2fgp9gx


Postado Por: Deise Ribeiro, Fabiana Dias, Mayara Magalhães e Rafaela Queiroz

Sorveteria São Domingos


Nome: Domingos Dias da Silva
Conhecido como: Seu Domingos
Nascido em: 06 de outubro de 1909
Natural de: Treviso/Itália

      Domingos Dias Silva, o “Seu Domingos”, filho de imigrantes italianos, nasceu em 06 de outubro de 1909, na cidade de Treviso, na região de Veneto, nordeste da Itália. Em 1929 mudou para Belo Horizonte e fundou a São Domingos. Era na Sorveteria que podia ser sempre visto conversando com os clientes, geralmente em roupas brancas, quase que um uniforme.
Casou-se com a Sra. Marília Montenegro, com quem teve 4 filhos, todos envolvidos com a Sorveteria São Domingos até os dias atuais. Dona Marília foi sua companheira e seu braço direito, auxiliando-o em todas as decisões empresa.

Um dos fatos importantes na vida do Seu Domingos, foi a condecoração (in memorian) como Comendador, em 03 de setembro de 2003. Na mesma data, sua esposa Marília também foi condecorada Dama Comendadora.
Até hoje a empresa traz os preceitos do grande exemplo que foi o Seu Domingos.
“Não tem quem more em Belo Horizonte e que não conheça a São Domingos”

Nós temos orgulho de ser a mais antiga e tradicional sorveteria em funcionamento de Belo Horizonte e a pioneira a oferecer sabores exóticos.
A nossa história se entrelaça com a da cidade

Em 1929, o Seu Domingos , começou seu negócio na cidade de Oliveira/MG. Pouco tempo depois, mudou-se para Belo Horizonte onde, na tradicional Rua da Bahia, abriu a primeira loja na cidade.

Em 1934 a loja passou a funcionar no local atual, esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Santa Rita Durão, no bairro Funcionários, também conhecido como Savassi. Uma curiosidade é que, naquela época, a avenida chamava-se Paraúna e somente mudou para o nome atual em 1938, através de um decreto. Alguns anos depois, devido aos acontecimentos políticos envolvendo o presidente Getúlio Vargas, ela voltou a se chamar Paraúna para, logo depois, ter seu nome alterado novamente para o atual.

Desde aquela época, muitas pessoas já se sentaram nos famosos banquinhos da São Domingos, entre eles muitas personalidades ilustres, artistas famosos e políticos, todos ávidos por saborear os sorvetes artesanais do “Seu Domingos”.

Com a morte do Seu Domingos, em 1979, seus filhos passaram a administrar o negócio, porém mantendo as tradicionais receitas, com frutas naturais. Falando nelas, outra curiosidade é que o leite e grande parte das frutas usadas na composição dos sorvetes, vêm da fazenda da família, onde é proibido o uso de agrotóxicos, em Belo Vale/MG.




Caminhando para um século

O sucesso da São Domingos atravessa gerações. Há pais e avós que tomavam nossos sorvetes quando crianças e hoje trazem seus descendentes. Esse ciclo está caminhando para um século.

Fazem parte da memória dos nossos clientes os mosaicos nas paredes internas e externas da loja com imagens de frutas, um pingüim e um urso, além dos sabores dentro do mapa do Brasil. Tem também os banquinhos do lado de fora, que completam o ar de cidade interiorana.

Octogenária antenada!

   Completou 80 anos em 2009 e mostra que é uma octogenária antenada nas ondas do momento.
Focando em ações na Internet, lançou seu Twitter, Blog, Orkut, Facebook, Álbum de Fotos no Flickr e vídeos no Youtube. E vem muito mais por aí:

   Domingos Montenegro filho do Fundador, o Seu Domingos (in memoriam), conta que o objetivo da presença da Sorveteria na Internet é mostrar a história da sorveteria e a qualidade de seus produtos, além de interagir ainda mais com seus clientes. “Buscamos as ferramentas mais difundidas no meio on-line para que possamos oferecer vários mecanismos de comunicação com nossos clientes. Quem acessar o site vai conferir tudo sobre a São Domingos e ainda poderá facilmente interagir conosco”, comenta o proprietário.
Agora que você já sabe um pouco mais da nossa história, venha experimentar nossos sabores!


Postado Por: Deise Ribeiro, Fabiana Dias, Mayara Magalhães e Rafaela Queiroz

Octogenária antenada: Sorveteria São Domingos.


Empresa: Sorveteria São Domingos “Desde 1929”


Produto: Sorvetes 100% artesanal, mais de 260 sabores, entre eles, vários de frutas exóticas e raras. Temos sorvete de frutas à base de água, sorvete a base de leite são muito nutritivos e saborosos, soverte diet e é claro a deliciosa casquinha.

 Mercado: A empresa Soverteria São Domingos tem uma ótima localização é uma empresa grande. Todos os seus produtos são feitos com qualidade, carinho, as frutas são bem selecionadas é cultivada na fazenda da família, onde é proibido o uso de agrotóxicos.

 Demanda: A época melhor de se vender o produto é no verão, a sorveteria fica super cheia. No inverno a intensidade das pessoas para tomar sorvete é grande, pois o sorvete fica muito mais saboroso.

 Publico alvo: Crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Estratégias: A empresa  está sempre renovando seus deliciosos sabores de sorvete, inovação total. O motivo é que às vezes é muito difícil conseguirmos uma fruta que não está na estação e que nosso cardápio esta sempre em mudança: ele é adaptado também às estações do ano, como verão, quando os sorvetes de fruta, mais refrescante, é mais procurado, e inverno, quando sorvetes mais calóricos é a pedida do público.

Posicionamento: A sorveteria fica em um ótimo ponto estratégico, na região da Savassi por onde se passa uma grande demanda de jovens, adolescentes. Neste local a empresa criou sua marca, criou um valor super importante no mercado, que por sinal é super famosa e com produtos de ótima qualidade, que satisfaz cada cliente que saboreia o delicioso sorvete.


Cenário anterior da empresa antes da implementação das estratégias de marketing:


      A sorveteria São Domingos antes da implementação das redes sociais, era só mais uma sorveteria tradicional de um bairro tradicional em Belo Horizonte. Hoje além de tradicional é também super moderna, cativa  novos clientes e tem um retorno muito bacana dos antigos e fieis freqüentadores. Por exemplo, após a criação de redes sociais como facebook, flickr e twitter: Muitos clientes mandaram tweets e mensagens sugerindo o aumento do pote. Eles ja estudavam isso, mas com o que percebemos as redes sociais aceleram os processos, e são consideradas grandes aliadas na conquista de novos clientes e na busca de informações de mercado. Com as possibilidades de segmentação que as redes proporcionam, torna-se mais fácil saber o que o público-alvo deseja e assim lançar novos produtos  serviços e promoções. E isso ajuda a disseminar e fixar a marca.


Descrição do trabalho desenvolvido através de redes sociais:

    Flickr: mostra fotos da fazenda.
     
    Site: tem uma pagina de clientes, onde você pode colocar seu depoimento e fotos. Além da História completa da sorveteria.

   Twitter: São mensagens curtas, de 140 caracteres, mas que informam muito. Divulgação dos sorvetes da época e comentários.

   Facebook: Tem um perfil, um grupo e uma página. Onde se passa tudo o que está acontecendo na empresa.

   Blogger: Em nosso blog você fica por dentro de histórias, curiosidades, sabores temporais, novidades e muito mais! Aproveite e "assine o nosso RSS" e receba nossas atualizações. Em tempo: as últimas entradas do Blog você também vê na capa do site.

  You Tube: Em nosso canal no Youtube você poderá ver nossos vídeos e comentá-los!

  Orkut: A rede social mais difundida no Brasil! Estamos lá também, através da nossa comunidade oficial e do nosso perfil.

 Cenário posterior à aplicação de estratégias de marketing para melhoria do posicionamento da empresa.

     Através das redes sociais, a empresa mostra a história da sorveteria e a qualidade de seus produtos, além de interagir ainda mais com seus clientes. Buscam as ferramentas mais difundidas no meio on-line para que possam oferecer vários mecanismos de comunicação com seus clientes. Quem acessar o site  confere tudo sobre a São Domingos e ainda pode interagir facilmente.
     Toda a estratégia de mídias sociais foi criada em ambientes gratuitos, onde há uma presença maior de usuários, favorecendo a interação cliente-empresa, reduzindo os investimentos em mídia.
     A empresa utiliza as seguintes redes sociais:  Twitter- Comunidade no Orkut -FlickrYoutube Blog.
   O uso das mídias sociais na empresa permitiu a expansão do mercado, melhorou o  relacionamento com os clientes e fornecedores e redução de custos, sem falar nas campanhas de marketing e promoções feitas através dessas redes. O sucesso foi nítido, favoreceu os dois lados e a cada dia consolida mais a marca da empresa, fazendo seu nome aparecer cada vez mais.

Mídia Social não é uma moda passageira, mas sim uma mudança radical na forma de comunicação mundial.



 Postado Por: Deise Ribeiro, Fabiana Dias, Mayara Magalhães e Rafaela Queiroz


terça-feira, 30 de novembro de 2010

Culinária Sustentavel

 A agência Degust ' ar realizou no dia 25 de novembro um projeto acadêmico.

Tema: culinária sustentavel. 
Local: UNI BH - Estoril
Tipo de evento: Exposição de trabalhos acadêmico ( EXPO TIG)



             A culinária sustentável tem como objetivo garantir a alimentação saudável com alimentos de baixo custo e visa evitar desperdício dos produtos. Já imaginou apreciar uma refeição a base de cascas e sombras de alimentos? Pode parecer estranho, mas o uso consciente de determinadas partes de frutas e verduras que seriam jogadas no lixo, podem ser reaproveitados em novas refeições. Existe outras formas de manter a sustentabilidade na cozinha, reduzir o consumo de água, economizar água, reduzir as embalagens, trocar as vasilhas de plástico por vidro entre tantas e outras formas podemos colocar em pratica a sustentabilidade na cozinha.


Objetivo
            Conscientizar a população e entidades carentes da importância do reaproveitamento dos alimentos que seriam descartados, fazendo saborosos pratos com cascas dos alimentos,  frutas e muito mais. 

No dia 21 de novembro de 2010 foi realizado uma ação no Lar dos Idosos Bom Jesus, onde entregamos de forma sustentável um CD com diversas receitas e dicas sustentáveis. Foi realizado uma deliciosa receita de Arroz com Moranga e frango desfiado e uma salada de lentilha, onde todos do lar  saborearão o delicioso prato feito pela chefe de cozinha Grazielle Dutra. 

Postagem: Fabiana Dias

Projeto Gaia na Etiópia

Estudo Piloto: Etiópia

Uma combinação original de recursos sub-utilizados e de uma crise de energia doméstica, faz a Etiópia a posição ideal para uma economia da energia doméstica baseada em combustíveis localmente produzidos, como o álcool.

O projeto Gaia começou a jornada para a utilização do álcool como energia doméstica, coordenando um estudo piloto para o fogão CleanCook na Etiópia. O projeto buscou aproveitar os recursos atualmente desperdiçados ou não utilizados da biomassa e do hidrocarboneto na Etiópia e para encaminhar estes para a produção do álcool para o uso doméstico, inicialmente para cocção, e no futuro, para refrigeradores, aquecimento, iluminação e gerar a eletricidade.

Com a conclusão de nossos estudos, nos antecipamos a emergência de novos negócios que crescerão em resposta às demandas locais e nacionais de mercado, bem com às demandas do mercado de exportação durante todo África.


Comentário:
A iniciativa do projeto Gaia e bastante interessante, pois consegue levar um modo mais eficaz de produção de energia para melhorar a vida de pessoas de lugares mais desfavorecidos. Levar recursos práticos para lugares que dificilmente teriam oportunidade desses privilégios e uma bela iniciativa de conscientização para a melhoria do nosso planeta. 
“ Mayara Magalhães”

Ecoviver

O projeto 

Desenvolvido por ambientalistas e pedagogos, o Ecoviver  um projeto educativo e artístico que visa difundir e estimular a conscientização ambiental nas comunidades e em alunos do Ensino Fundamental.

Como temática, aborda os impactos do lixo no meio ambiente, nas comunidades e no bem-estar das pessoas, oferecendo uma oportunidade para o exercício da cidadania, para o entendimento da relevância da atuação individual e de que a criação, a busca e a conquista de soluções estão ao alcance de todos.
Por acreditar que a escola é um dos principais espaços para a difusão de informação, o Ecoviver conta com os educadores como grandes aliados, oferecendo total apoio para a abordagem da questão do lixo em sala de aula e estímulo para trabalhos com os alunos.

Desde 2006, o Ecoviver atendeu 18 cidades, mais de 600 escolas, capacitou em torno de 1.500 educadores e envolveu mais de 100 mil alunos em um tema abrangente, que precisa ser tratado como prioridade na implantação de mudança de valores e de comportamento: 
Leia mais sobre o projeto www.ecoviver.com.br

Comentário:

São detalhes que em nosso dia-a-dia podem e fazem toda a diferença, nós somos o que fazemos, então não custa nada colaborar para um melhor meio de vida, só estes pequenos conselhos, se forem feitos por todos, mudaria e muito a forma e hábito de vida de todos nós. O projeto Ecoviver oferece as comunidades uma conscientização desde cedo na sociedade com as crianças para que haja um futuro melhor.
" Mayara Magalhães"

Green Box

Feita de PLA, a Green Box foi uma das 20 melhores sensações da Red Dot Design Concept Awards 2010.
Mas porque Green se PLA é um plástico? A gente responde.

O termoplástico utilizado para produzir o PLA é biodegradável, devido suas fontes serem o milho e a cana- de- açúcar. E claro, além de ser uma alternativa verde a ser usada no futuro, o conceito da Green Box ganhou pontos pela praticidade de trazer talheres acoplados em sua estrutura.

Veja mais ganhadores no site: http://www.red-dot.de/
fonte : http://saudaveleorganico.blogspot.com/2010/11/marmita-biodegradavel.html

Comentário:
Beleza, praticidade e ainda biodegradável essa é uma forma de contribuir com o meio ambiente, a Green Box é sim uma Marmita, mas com conceito inovador.
 " Mayara Magalhães"

Oficina de reciclagem

www.lardosvelhinhos.org.br


Papel reciclado é o aproveitamento das fibras naturais do papel já utilizado para fazer um novo papel. O Lar dos velhinhos Bezerra de Menezes mantém dentro da instituição uma oficina de Artesanato, onde se faz a reciclagem, reaproveitamento de materiais e produção de papel. As peças produzidas são fruto do trabalho realizado com idosos, adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas e voluntários. Na oficina, alem do trabalho artesanal e da reciclagem de materiais, temos a oportunidade de trocar experiências, ensinar e aprender. O trabalho funciona como terapia para os idosos e reabilitação para os adolescentes, alem de agregar valor aos produtos desenvolvidos.
Veja mais sobre o projeto  www.lardosvelhinhos.org.br

Comentário:
A oficina de produção de papel artesanal e reaproveitamento de materiais produzem diversos materiais que podem ser de grande utilidade em nosso cotidiano. Alem de produzir pelas peças o Lar dos velhinhos Bezerra de Menezes lida com o lado social onde retira das ruas menores que podiam esta roubando matando e idosos que geralmente estão em depressão por ficar parado o dia todo tendo ali algumas horas de distração, aprovo o projeto e torço para que continue assim. “Mayara Magalhães “



EXPOTIG 2010


1º Ano do Expotig e com ele alguns imprevistos tivemos, mas nada que houve no evento deixo a se desejar com belas apresentações dos grupos.
Sustentabilidade era o tema e foi bem abordado tanto na engenharia como na nutrição, todos estão de parabéns.Alguns exemplos bem citados foi o curso de eventos onde contou com apresentações sobre cidade históricas, pet shop, cidadania infantil e idosa, gastronomia, moda e etc. ..
  Um evento deste porte só agrega mais valores para nossa carreira com ele devemos tirar bom aproveito do que foi apresentado.
Que venha o EXPO TIG 2011 mais inovador. Aguardem
  Mayara Magalhães

Webmarketing: como, quando, onde e por que anunciar em blogs

Faz tempo que blogs não se resumem mais a diários pessoais. A aplicação de blogs para a comunicação pessoal ou corporativa é extensa e cresce mais a cada vez que os editores usam sua criatividade. Por conta do potencial dos blogs, sua audiência considerável, o engajamento dos seus leitores regulares e o alcance de suas mensagens, eles passaram a ser uma mídia eficiente e rentável para o mercado publicitário. No entanto, ainda existem empresas que têm grande receio em anunciar em blogs.

Veja no Blog  Ponto Marketing  
algumas razões lógicas para acabar com esse medo do blog marketing e saiba como, quando, onde e por que anunciar nos blogs.

Postado por: Deise Ribeiro

Reciclagem

A natureza pede socorro...
E é nosso dever ajuda-lá...
O futuro depende muito de você e de suas atitudes.
Veja este vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=l-W7kre9n5g&feature=related

Você tem a oportunidade de mudar & dar um futuro melhor para o nosso planeta.

Juntos somos mais fortes..


Postagem: Fabiana Dias

Promoção da P&G coloca medo na população

Que a P&G é uma escola de Marketing, isso ninguém duvida. Foi a primeira empresa a fazer propaganda, a primeira empresa a ter gerentes de produto, é a maior empresa de bens de consumo do mundo, etc. Mas até mesmo uma empresa desse nível comete os seus deslizes...
Enquanto o Rio de Janeiro passa por um terrível momento de calamidade, com carros sendo queimados e pessoas sendo assassinadas, a empresa decidiu fazer uma ação de guerrilha colocando "caixas misteriosas" pela cidade sem a aprovação da prefeitura. Resultado: o esquadrão antibomba foi acionado e todo mundo ficou com medo das caixas (!!!).
A ação, executada pela agência Moda (coligada da NewStyle), era relacionada à promoção "Avião do Faustão", e a idéia era que as caixas parecessem ter caído de aviões... O resultado foi, literalmente, bombástico e saiu como algo negativo em quase todos os meios de comunicação (veja algumas notas sobre isso aqui e aqui). Que azar, hein?

Veja esse e outros erros de marketing no Blog Mundo do Marketing 


Postado por: Deise Ribeiro

Eventos sustentáveis

O mercado de eventos é um dos que mais cresce no Brasil. Por ano, são aproximadamente 330 mil eventos como congressos, feiras, seminários e workshops. O setor movimenta quase R$ 40 bilhões e gera 3 milhões de empregos.
Nesse mercado competitivo, um novo filão desperta o interesse de fornecedores e clientes: os eventos sustentáveis. Os produtos e serviços que respeitam o meio ambiente e incentivam o desenvolvimento sustentável garantem aos empresários credibilidade, prestígio e dinheiro.



Postagem: Fabiana Dias

Empresas, entrem na onda dos papa-pilhas

A sua empresa quer colaborar para que o descarte de pilhas e baterias seja feito de maneira ecologicamente correta? Peça ajuda ao programa Papa-pilhas, do Real. Ele foi criado no final de 2006, quando o banco colocou 155 pontos de coleta em agências das cidades de São Paulo, Campinas e João Pessoa. Os resíduos passaram então a ser recolhidos e encaminhados para a Suzaquim, única empresa licenciada no país para realizar esse trabalho de reciclagem, com sede na cidade de Suzano, interior de São Paulo. De lá para cá, o Papa-pilhas cresceu. Hoje, são 1018 pontos de coleta em todos os 27 estados brasileiros e mais de 102 toneladas de resíduos coletados - nos estados de São Paulo e Pernambuco, 100% das agências do banco participam do programa. A meta é chegar a 9 000 papa-pilhas em 2010 - desses, 4 600 estarão instalados em escolas.
O programa deu tão certo e chamou tanta atenção de órgãos públicos e empresas que, em julho deste ano, o Real decidiu transformá-lo num "serviço" e oferecê-lo ao mercado. O banco vendeu recentemente, por exemplo, o programa para a operadora TIM, que deve ter até o final do ano, 712 postos de coleta nas suas lojas no Rio de Janeiro. Segundo Victor Hugo Kamphorst, consultor socioambiental do Real, o banco está negociando a expansão do Papa-pilhas para outras empresas.
Como usei o verbo "vender", vou deixar uma coisa clara: o Real não está lucrando com o Papa-pilhas, mas cobrando um valor x da TIM para bancar os custos do programa. Entre eles, o logístico, que é mais pesado e representa 60% do total. Só para o banco, o Papa-pilhas custa, por ano, cinco milhões de reais.
Importante: pilhas e baterias são resíduos "classe 1", ou seja, considerados extremamente perigosos por apresentarem riscos à saúde humana e ao meio ambiente. A Suzaquim usa as pilhas e as baterias para produzir óxidos e sais metálicos que são vendidos para a indústria de tintas. Do processo de reciclagem sobra ainda uma borra, que é vendida às cimenteiras. Vamos lá empresas … juntem-se ao Real e à Tim e espalhem papa-pilhas por aí …

Fonte:Portal Exame

Postado por: Deise Ribeiro

Decoração sustentável ...

Quem disse que usar produtos sustentáveis para decorar a casa significa ter uma casa sem cor, rústica ou sem graça? 

Existem muitas opções de produtos de bom gosto, sejam feitos de materiais usados, reaproveitados, reciclados ou até mesmo novinhos em folha pra deixar nosso lar bonito e aconchegante!

Puffs que podem ser usados na varanda, na sala, no quarto ou onde sua imaginação levar. Puffs bem trabalhados e feitos com garrafas PET.


A técnica da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado      de Rondônia (Sedam) e educadora ambiental Izabel Cristina da  Silva desenvolveu uma linha feita de pneus usados que fez muito sucesso numa mostra de      decoração. Ela conta que os pneus são recolhidos em borracharias e cuidadosamente  lavados e cobertos com  espuma.
O puff de pneu reciclado e fibra de bananeira ou tábua.


Postagem: Fabiana Dias

Alcoa busca a sustentabilidade no setor de mineração



 

São Paulo - A maior fabricante de alumínio do mundo, a americana Alcoa, tem se destacado, também, quando o assunto é sustentabilidade no mundo dos negócios. Preocupada em conciliar desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente, ela explora, há pouco mais de um ano, uma mina de bauxita no município de Juriti, no coração da Floresta Amazônica, com técnicas que minimizam os impactos ambientais.
O objetivo da empresa é transformar Juriti em referência de atuação socioambiental no setor de mineração. Para isso, a empresa criou um conselho especial para discutir com as comunidades locais e o poder público o desenvolvimento do município, além de um fundo de financiamento de ações sociais na região. Com essas frentes de diálogo, a Alcoa consegue reduzir seu impacto no meio ambiente e garantir benefícios sociais duradouros nas regiões onde atua.
Fonte: Revista Exame.com
Postagem: Fabiana Dias

EXPO TIG 2010 - ENTREVISTA

Nome: Luiza Queiroz Barroso
Idade: 18 anos
Estudante


Muito se fala em sustentabilidade.Mas, afinal, o que você entende?

É a palavra que mais se houve falar por aí, risos! Estou cursando o terceiro ano, e pelo que estudei, sustentabilidade são os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade.

O que te chamou mais atenção no EXPO TIG 2010?

Fiquei surpresa com os trabalhos que vi. Mas, me chamou muito a atenção o lado social que alguns grupos desenvolveram com seus trabalhos. Isso é muito interessante, ajudar o próximo, sustentabilidade social começa em casa.

Você achou a EXPO TIG 2010 bem organizada, em relação a estrutura?

Sim, os stands estavam super organizados, porém tinha horas que o fluxo de pessoas era muito grande, talvez se fosse em um espaço maior, seria mais interessante, para ver tudo com mais calma.  

Você tirou alguma lição que vai levar para sua vida? Se sim, qual?

Claro, a importância de se conservar os recursos naturais e levar uma vida mais condizente com a capacidade de produção e renovação dos recursos planetários é nossa única chance de continuarmos ainda no planeta, então achei a feira super válida para todos que estavam presentes. Faz a gente colocar a mão na consciência.

Luiza está cursando o 3º ano no colégio SOMA, e vai prestar vertibular para Biologia.

Postado por: Rafaela Queiroz





















EXPO TIG 2010 - Desfile Eco Fashion coleção verão 2011 - Imbambu

Na última quarta-feira dia 24/11/2010 Foi promovido pela agência experimental de eventos 4m um Desfile sustentável (Eco Fashion coleção verão 2011). Da marca Imbambu que aconteceu na EXPO TIG 2010.




 Um desfile mostrando o que a de mais moderno no mundo da moda sustentável exibindo peças feitas de fibra de bambu. Uma das principais vantagens do bambu é que ele é mais ambientalmente correto do que as demais fibras. "Pesticidas e outros agentes são necessários para cultivar a maioria das outras fibras naturais. Não há nada parecido na produção do bambu. 
De todas as virtudes da fibra de bambu, sem dúvida nenhuma a proteção ao meio ambiente é mais importante delas. A conduta do ser humano em relação à natureza deve partir de um compromisso preservacionista individual objetivando  a proteção da vida global.

A iniciativa de fazermos esse desfile veio da necessidade de conscientizar a sociedade  que roupas que não agridem o meio-ambiente podem ser sim criativas e estilosas.

Ser sustentável está na moda, sim!


Postado por: Rafaela Queiroz

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Quem é responsável socialmente e quem não é – aos olhos dos consumidores

A Market Analysis, uma empresa de pesquisa com sede em Florianópolis, faz todos os anos uma pesquisa com centenas de consumidores para elaborar um ranking de empresas que são as melhores em responsabilidade social corporativa no país. Os pesquisadores também fazem a pergunta do mal: que empresa não cumpre suas responsabilidades sociais e ambientais?
Veja abaixo o último ranking, que a empresa divulgou em Março desse ano.
  







Postado por: Deise Ribeiro
 

Sustentabilidade: E eu com isso?

http://www.youtube.com/watch?v=QrFyTMjLa68&feature=fvw

Vídeo que mostra que pequenas atitudes são fundamentais para a humanidade e para as futuras gerações.




Postado por: Deise Ribeiro

EXPOTIG 2010

Desfile coleção  Eco Fashion Verão 2011 Imbambu 
"A iniciativa de fazermos esse desfile veio da necessidade de conscientizar a sociedade que roupas que não agridem o meio-ambiente podem ser sim criativas e estilosas." Imbambu 
Entrevista dada pela estudante Mariana Alves dia 24/11/2010 -EXPOTIG 2010
O que mais chamou sua atenção no desfile? 
 As estampas , o modo diferencial de prender a atenção do publico peças ousadas e ao mesmo tempo delicadas
A sustentabilidade é moda ou esta na moda ? 
Sustentabilidade sempre foi moda mais agora esta sendo mais divulgada é  uma moda que pode mudar o planeta.

Roupas de Fibra de Bambu o que você achou?
São leves, agradáveis e belas.  De todas as virtudes da fibra de bambu, sem dúvida nenhuma a proteção ao meio ambiente é mais importante delas.

O que você faz  para ser mais sustentável?  
Tento economizar o máximo de água que posso e sempre que posso faço a separação dos resíduos que são recicláveis na minha casa.
"Ser sustentável está em alta". Mayara Magalhães 

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Mensagem Ambiental

Segue uma mensagem de cenas fortes, realistas e que resume em poucas frases finais a solução para problemática ambiental.

Acesse:   MENSAGEM AMBIENTAL


 Comentário:
Acredite, a mudança é possível. Se o problema iniciou na forma como nós humanos exercemos nossa atividade humana na terra, a solução também reside em nós!

Por: Rafaela Queiroz

Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS)

Um convite para pensar…

Desde que o Brasil aderiu ao Processo de Marrakech, em 2007, o Ministério do Meio Ambiente vem organizando uma série de medidas em favor da promoção da produção e consumo sustentáveis.
 O processo será encerrado agora no final de 2010, com a concretização de um Plano de Ação com diretrizes para a produção e consumo sustentáveis, denominado PPCS. Este plano está alinhado com outras políticas nacionais como a Política Nacional de Mudança Climática(PNMC) e a Política Nacional de Resíduos Sólidos(PNRS).
 No momento, o documento encontra-se em fase final de consulta pública e por isso todos os cidadãos são convidados a participar. Para acessar o documento basta entrar no link disposto na página principal do site do Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br). Após a análise crítica, qualquer pessoa pode enviar sua sugestão via email ppcs@mma.gov.br.


Saiba mais: www.mma.gov.br

Comentário: A consulta pública é uma forma que o estado tem para promover a participação de toda sociedade em questões fundamentais. Portanto, vamos participar!

Por Rafaela Queiroz

Fibra de Bambu - A Nova Fibra do Século XXI.


 


As fibras naturais, biodegradáveis e fabricadas sem causar poluição em demasia, vêm sendo cada vez mais procuradas. É o caso da fibra de bambu, que possui  ótimas características no que diz respeito a conforto, além disso é biodegradável e bacteriostática. O resultado são roupas leves, macias e absorventes.
         

É uma tendência irreversível. Por ser uma matéria-prima renovável e que não custa mais caro que o algodão, o tecido produzido com a fibra é realmente confortável. Os artigos confeccionados com fibras de bambu apresentam maior leveza, maior sensação de frescor e ventilação. Graças às características físicas das fibras , como  alto índice de absorção de umidade, permite a evaporação do suor humano em um espaço muito curto de tempo, evitando dessa forma que o tecido fique "grudando" no corpo do usuário, mesmo nos dias mais quentes.
 
Pelo fato de ser uma fibra 100% celulósica, a fibra de bambu pode ser totalmente degradada no solo por microorganismos e luz solar, sem causar riscos ou danos ao meio ambiente. Pode florescer sem o uso de pesticidas e  não é atacada por pragas. Este fato se dá pois a planta bambu na sua essência possui um agente biótico que inibe a ação de bactérias. Essa característica no processo de obtenção das fibras têxteis de bambu se intensifica e é mantido nos artigos a que essas fibras se destinam. 
 
De todas as virtudes da fibra de bambu, sem dúvida nenhuma PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE  é mais importante  delas. A conduta do ser humano em relação à natureza, deve partir de um compromisso preservacionista individual objetivando  a proteção da vida global .
 
 
 
Comentário: 

Não basta separar o lixo orgânico do reciclável, é preciso vestir a camisa se quiser fazer sua parte para viver num lugar melhor. E isso está cada vez mais fácil porque ser ecologicamente correta virou moda de verdade.

Por Rafaela Queiroz

 

 

Moda Sustentável








A onda ecofashion, como vem sendo chamada lá fora, está começando a ocupar papel de destaque no cenário da moda, principalmente porque deixou de ser produzida por marcas desconhecidas e ganhou etiqueta de grifes renomadas. Não é de hoje que a indústria tenta encontrar um jeito de produzir peças que não explorem os recursos naturais de forma predatória, mas só recentemente tornou-se possível fazer roupas que caíssem no gosto do consumidor e aliassem palavras tão dissonantes como design, tecnologia e ecologia. Agora, as três foram parar na mesma máquina de costura.

Orgânico é outra palavra de destaque nesse segmento. Primeiro foram os alimentos e agora serve também para tratar as fibras que se transformam em tecidos. Para serem classificados como orgânico, algodão, juta e bambu devem ser produzidos sem o uso de inseticidas ou pesticidas. Para ter uma idéia do que isso significa, o cultivo de algodão pelo sistema convencional consome um quarto do inseticida produzido no mundo. Na versão orgânica, alguns agricultores usam água reciclada nas plantações para diminuir ainda mais o impacto ambiental.

Comentário: 

Devemos introduzir a onda ecofashion na sociedade e provar que podemos sim, andar na moda com roupas ecologicamente corretas. Ser sustentável está em alta.


Por: Rafaela Queiroz